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Embreagens são o elemento de conexão entre a caixa de câmbio manual e o motor de um automóvel. Normalmente, quando fazemos referência a embreagem estamos nos referindo ao conjunto completo, conhecido como kit de embreagem.

O kit de embreagem é normalmente composto pelo disco de embreagem, pelo platô e pelo rolamento de embreagem. Este último elemento nem sempre é fornecido no kit. Alguns kits também incluem o atuador hidráulico, que substitui ao mesmo tempo o rolamento e o garfo de embreagem.

O disco de embreagem, como o próprio nome diz, é uma fina chapa metálica circular coberta pela pista de material de fricção nas extremidades, sendo que um dos lados adere ao volante do motor enquanto o outro com o platô. Próximo ao centro do disco, molas permitem a absorção de parte da torção no momento de acoplamento e desacoplamento, gerando maior suavidade. Ao centro, estrias acoplam o disco de embreagem ao eixo primário da caixa de câmbio.

O platô ou chapéu chinês é o componente do kit responsável pelo esmagamento do disco de embreagem contra o volante do motor. Quanto maior a carga da mola do platô, maior a força exercida contra a embreagem e o volante motor, permitindo a transferência de mais torque pelo disco de embreagem. O platô responde proporcionalmente a posição do pedal de embreagem, sendo que, quando o pedal de embreagem não está acionado, toda a carga da mola do platô é aplicada sobre o disco de embreagem e o volante do motor.

O rolamento ou colar de embreagem é o elemento que permite ao garfo de embreagem pressionar a mola do platô de embreagem sem gerar desgaste excessivo das duas peças durante o funcionamento do motor.

Os sinais de desgaste do kit de embreagem são:

  • Trepidação durante o arranque do veículo

  • Barulho ao acionar o pedal de embreagem

  • Pedal de embreagem pesado

  • Pedal de embreagem baixo

  • Marcha “arranhando” durante as trocas

  • Dificuldade para engatar a 1ª marcha e a marcha ré

Caso perceba algum desses sintomas em seu veículo, procure um mecânico de sua confiança para determinar qual o modelo de embreagem do seu carro (hidráulica ou mecânica). Entre em contato com a Aloisio Auto Peças e descubra que o kit de embreagem do seu carro nem sempre é tão caro e tenha novamente a sensação de dirigir um carro novo de novo.

A Aloisio comercializa as principais marcas de kits de embreagem do mercado, dentre elas LUK, Valeo e Sachs.

Quando o assunto é segurança, o sistema de freio de um veículo representa o item de maior importância dentre todos os seus demais. É composto, essencialmente, por discos ou tambores, pastilhas ou lonas, pinças ou burrinhos, linha, fluído e pedal. A presença de um ou outro componente desta listagem depende do tipo do sistema de freio, a disco ou a tambor.

Os componentes do sistema de freio apresentam desgaste diferenciado durante a vida do veículo. Pastilhas de freio são os itens de maior desgaste. Lonas de freio, normalmente posicionadas no eixo traseiro do veículo, não sofrem o mesmo nível de desgaste e precisam ser substituídas com menor frequência.

Os freios a disco, normalmente presentes no eixo dianteiro do veículo, se desgastam muito mais que os componentes do eixo traseiro, sejam eles do sistema a disco ou a tambor. Isto se deve a distribuição de frenagem dos veículos, que prioriza a frenagem no eixo dianteiro por questão de estabilidade.

O fluído de freio também precisa ser substituído durante a vida útil do veículo, visto que acumula água com o passar do tempo. A presença de água leva, em casos de uso severo dos freios, a formação de vapor d’água, que, ao contrário do fluído, pode ser comprimido, levando a perda da eficiência de frenagem.

Os discos e tambores também devem ser substituídos durante a vida útil do automóvel, visto que o contato constante com as pastilhas e lonas leva ao desgaste das pistas. Pistas desgastadas atingem a espessura mínima definida pelo fabricante, o que pode favorecer o aparecimento de trincas. Calosidades e deformações também são comuns em discos e tambores desgastados, levando a vibrações, ruídos desagradáveis e perda da eficiência de frenagem.

Pinças e burrinhos também possuem vida útil, levando a necessidade de trocas dos reparos ou mesmo a substituição em veículos com quilometragem elevada.

Confira abaixo alguns dos sintomas decorrentes de componentes do sistema de freio desgastados:

  • Ruídos e/ou vibrações ao acionar o sistema de freio

  • Perda da eficiência de frenagem (maior distância necessária para parar o veículo)

  • Vazamentos de fluído de freio

  • Aquecimento de rodas

A Aloisio Auto Peças comercializa todos os componentes de desgaste do sistema de freio do seu carro. Ligue para nosso televendas e faça um orçamento.

As correias são componentes do motor do veículo. Existem dois tipos de correias no motor do veículo: a dentada ou sincronizadora e a de acessórios.

A correia dentada ou sincronizadora garante o sincronismo entre o virabrequim e o comando de válvulas. Nem todos os veículos possuem esta correia, que em alguns casos é substituída por correntes ou engrenagens.

A correia de acessórios é responsável pela movimentação dos acessórios movimentados pelo motor, como o compressor de ar condicionado, bomba d’água, bomba de direção hidráulica, bomba de combustível e ventoinha. O número de acessórios movimentados e o número de correias por motor depende da arquitetura definida pelos engenheiros.

Normalmente, tanto a correia dentada quanto a correia de acessórios são vendidos em formato de kits. Estes kits contam, além da correia, com tensor(es) e rolete(s). A substituição destes componentes junto com a correia evita problemas como a perda da tensão ou mesmo o travamento de rolamentos, o que pode danificar o motor e/ou um dos acessórios pela ruptura da correia. No entanto, como no caso das correias de acessórios elásticas, somente a troca da correia garante o correto funcionamento.

Infelizmente, correias não avisam o momento que irão se romper. Assim, consulte o manual do seu veículo e substitua as correias, tensores e roletes nas quilometragens especificadas. No entanto, em alguns casos a ruptura da correia se dá pelo travamento de um rolete. Este componente normalmente apresenta ruídos antes de falhar, o que pode evitar o prejuízo.

A Aloisio Auto Peças comercializa uma variada linha de correias dentadas e de distribuição das melhores marcas. Não vacile: consulte a Aloisio e faça a troca da correia do seu carro!

Palhetas de para-brisa funcionando corretamente são essenciais em dias chuvosos. Que motorista nunca teve que aturar barulhos e trepidações por causa de palhetas ressecadas?

A Aloisio Auto Peças comercializa vários modelos de palheta de para-brisa para veículos de todas as marcas, incluindo os modelos slim e aerotwin de todos os tamanhos.

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Os amortecedores são componentes da suspensão que, em conjunto com as molas, atenuam a transmissão na carroceria do veículo e seus ocupantes dos impactos recebidos pelas rodas do veículo.

Estes componentes também são responsáveis pela estabilidade do veículo, garantindo o contato dos pneus do veículo com o solo. Amortecedores sem carga não amortecem as vibrações vindas das rodas, levando os pneus a “descolarem” constantemente do solo devido aos impactos com deformações ou buracos presentes no asfalto.

Na substituição dos amortecedores, normalmente o kit de batentes e coifas também são trocados afim de garantir o perfeito funcionamento do conjunto. As molas, salvo em casos de deformação ou quebra, não são substituídas.

Testes de resistência a compressão devem ser realizados pelo mecânico antes da substituição dos amortecedores. Vazamentos de óleo nas hastes do amortecedor também indicam o fim da sua vida útil. Troque sempre os amortecedores em pares (eixo dianteiro e/ou eixo traseiro).